Procon-AM realiza ação contra promoções enganosas durante Black Friday em Manaus
Preços inflacionados antes do evento, preocupam órgãos
Manaus (AM) – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) realizou uma ação fiscalizatória nesta terça-feira (19) em um centro de compras na zona Leste de Manaus, com o objetivo de alertar os consumidores sobre os riscos de promoções enganosas durante a Black Friday. Na ocasião, panfletos com orientações sobre direitos do consumidor foram distribuídos.
Jalil Fraxe, Diretor-Presidente do Procon-AM, destacou a importância de redobrar a atenção nessa época. “É essencial verificar se os descontos anunciados realmente representam vantagens. Compras conscientes evitam arrependimentos futuros”, disse Fraxe, que também reforçou a necessidade de os consumidores denunciarem práticas abusivas, acompanhadas de provas, como fotos e vídeos.
A Black Friday, tradição importada dos Estados Unidos, tem grande adesão no Brasil. Porém, práticas como “metade do dobro”, em que preços são inflacionados antes do evento, preocupam órgãos de fiscalização.
Pedro Malta, Chefe de Fiscalização do Procon-AM, afirmou que operações como essa são essenciais para proteger o consumidor. “Nosso papel é garantir que os preços sejam transparentes e que a publicidade seja verdadeira. Porém, o maior fiscal é o consumidor, que deve estar sempre atento”, alertou.
Ferramenta de denúncias
Para facilitar a comunicação com a população, o Procon-AM lançou um novo formulário digital de denúncias. A ferramenta está disponível no site oficial do órgão, permitindo que irregularidades sejam relatadas de forma ágil, com anexos como fotos ou capturas de tela.
O Procon-AM seguirá com ações preventivas durante todo o período da Black Friday, assegurando mais segurança e confiança aos consumidores de Manaus.