A tendência de moda do momento são os personagens infantis; confira
Com destaque para a Turma da Mônica, mercado da moda explora personagens e histórias infantis em looks adultos
O resgate do passado é um tema comum na moda — não apenas o passado histórico, como também as fases da vida de quem cria e de quem consome essa arte. Com a nostalgia em alta, personagens infantis dão origem a uma tendência que tem a memória afetiva e a cultura pop como parte do design.
Vem conferir!
Estampas e estéticas inspiradas em personagens de desenhos infantis começaram a se destacar nas semanas de moda, inclusive no São Paulo Fashion Week N58 (SPFW). No evento, Walerio Araújo teve como tema de diferentes looks em seu desfile a Turma da Mônica, gibi icônico de Mauricio de Sousa. Vestidos com as caras dos personagens, acessórios e até o coelho de pelúcia Sansão, coberto em lantejoulas, fizeram parte da coleção apresentada.
Outra marca que homenageou as criações de Mauricio de Sousa foi a Desgosto, com um lançamento que inclui camisetas, agasalhos, calças, jaquetas e acessórios, todos com ilustrações de Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica.
Tendência de personagens infantis
Ainda no SPFW, a The Paradise incluiu, em seus looks, estampas de personagens da Disney, como Pinóquio, Robin Hood e Bela Adormecida. A tradicional sofisticação da marca se uniu à descontração dos desenhos e entregou peças que se adequam ao público adulto sem perder a leveza e a diversão.
Nas redes sociais, a artista italiana Chiara Catalano tem chamado atenção por usar as roupas como tela de desenho, ilustrando à mão personagens infantis que fizeram parte da infância de muita gente. O resultado são looks divertidos e exclusivos, que colorem o guarda-roupa dos clientes de Catalano.
Tendência nostálgica
A tendência dos personagens infantis na moda questiona os limites entre as culturas geracionais. A estética prova que, para andar para frente na moda, por vezes é preciso olhar para trás e recuperar aquilo que aquece os corações das crianças do presente e do passado, mantendo viva a infância por meio de poderosas expressões artísticas.