Manaus sofre com fumaça e deixa qualidade do ar ‘muito ruim’ nesta segunda (12)
A qualidade do ar classificada como “muito ruim”
Manaus (AM) – A fumaça que tem coberto Manaus nos últimos dias continua impactando a qualidade do ar. Nesta segunda-feira (12), a situação permanece crítica, com a qualidade do ar classificada como “muito ruim”.
Além dos problemas de saúde, o tráfego nas estradas e rios também está sendo prejudicado, pois a visibilidade reduzida aumenta significativamente o risco de acidentes tanto por terra quanto por água.
Um levantamento realizado pelo governo revela que mais de 12 mil novos focos de incêndio surgiram nas últimas semanas no estado, tornando a situação cada vez mais preocupante.
A situação é tão grave que muitas pessoas apresentam sintomas como irritação nos olhos, dor na garganta e dificuldades respiratórias. Nas últimas semanas, a cidade tem enfrentado esse cenário preocupante.
Leia mais
Fumaça ou neblina: Entenda porque Manaus amanheceu coberta por névoa
Durante a manhã desta quinta-feira (11), os manauaras acordaram com uma névoa densa que cobriu a capital amazonense. Em um cenário que lembrou o período de intensas queimadas em 2023, os moradores questionam se realmente trata-se de uma neblina ou na verdade seria a volta das fumaças que incomodaram a população no ano passado.
Segundo especialistas, a neblina pode ter sido gerada por uma frente fria que se originou na massa de ar polar continental, atingindo a região sul do Brasil e se dirigindo até o sudoeste do Amazonas.