Saúde

Novembro Azul: PMAM realiza ações de prevenção e atenção à saúde masculina

Equipes de saúde da Semsa vão atender os policiais militares,  nos Batalhões de Área

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Prefeitura de Manaus, realiza, durante o mês de novembro, uma série de ações como parte da campanha “Novembro Azul”, para prevenção ao câncer de próstata. O objetivo é levar atendimento exclusivo para os policiais militares oferecendo consultas médicas, exames e orientações sobre a saúde masculina.

A programação será coordenada pela Diretoria de Saúde (DS) da PMAM e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em quatro datas durante esse mês. A ação segue um calendário de execução para atender os policiais que atuam nos Batalhões – Comandos de Policiamento de Área (CPA’s).

O primeiro a receber equipes de saúde distritais é o Batalhão Norte, na próxima quinta-feira (09/11), na sede do batalhão, localizada no bairro Cidade Nova. No dia 16 de novembro a ação será no Batalhão Oeste, no bairro Compensa, que irá atender os policiais dos Batalhões Oeste, Centro-Oeste e Centro-Sul.

No dia 23 de novembro, os policiais militares do Batalhão Sul, no bairro Colônia Oliveira Machado, vão receber as equipes de saúde. E por fim, os policiais do Batalhão Leste serão atendidos no Batalhão Norte, no bairro Cidade Nova, no dia 30 de novembro. Em todos os dias de ação, os profissionais de saúde vão iniciar o atendimento às 8h e encerrar às 12h.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, explica que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar e promover o combate ao câncer de próstata e às doenças mais comuns entre os homens. “A campanha exclusiva de atendimento para o policial militar, durante o mês de novembro, é uma forma de incentivar os homens a procurar atendimento médico, facilitando o acesso aos serviços de saúde”, explicou o coronel Klinger.

Os serviços que serão oferecidos durante a campanha Novembro Azul são: consultas médicas de clínica geral e de enfermagem; oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) como sífilis, HIV e hepatites; atualização do cartão de imunização; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; avaliação neuromotora do paciente diabético; auriculoterapia; avaliação do pé diabético; e teste laboratorial de PSA.

Nos espaços dos Batalhões de Área vão ser montados estandes informativos sobre tabagismo, pré-natal do parceiro, saúde bucal, práticas integrativas complementares e alimentação saudável.

A estimativa é que sejam atendidos 600 policiais militares durante toda a campanha.

Orientações

A Semsa orienta os policiais sobre a preparação para os exames que serão ofertados durante a campanha Novembro Azul.

Evitar o consumo de álcool 24h antes da data da ação;

Usar o uniforme de atividade física;

Não é necessário jejum;

Já para os policiais acima dos 40 anos é necessário seguir os seguintes passos:

Não ter relações sexuais ou ejaculação nas últimas 48 horas que antecedem o exame;

Não realizar exercícios que causem impacto na região do períneo, como andar de bicicleta, motocicleta ou equitação, nas 48 horas antes da coleta;

Também não é necessário jejum;

FOTOS: Divulgação/PMAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: