DestaquesJustiça

Processo Judicial Eletrônico (PJe) completa 10 anos reforçando a transparência e a agilidade da Justiça Eleitoral

Consulta pública facilita o acesso a processos da Justiça Eleitoral

Há uma década, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) vem transformando a forma como tramitam as ações na Justiça Eleitoral. Implantado com o objetivo de dar maior celeridade às demandas e ampliar o acesso à informação, o sistema completou 10 anos, nesta semana, consolidando-se como uma importante ferramenta de transparência e modernização.

Por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), qualquer cidadão pode consultar e acompanhar o andamento de processos de forma simples e direta, sem a necessidade de deslocamentos ou burocracia.

Além de reduzir custos com materiais como papel, tinta e equipamentos, promovendo práticas mais sustentáveis, o PJe também trouxe ganhos significativos em agilidade e eficiência na tramitação dos processos. O sistema ainda reforçou a transparência da Justiça Eleitoral, aproximando o cidadão do acompanhamento das ações e decisões do Judiciário.

Segundo a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, o sistema permite ampliar a funcionalidade da Justiça Eleitoral. “O PJe modernizou a tramitação processual e ampliou o acesso à informação, além de ser uma ferramenta que aproxima a Justiça do cidadão e fortalece a confiança da sociedade nas instituições democráticas”, afirma a presidente. “No âmbito do TRE-AM, seguimos empenhados em aprimorar continuamente esse sistema, garantindo que a tecnologia esteja sempre a serviço da justiça e da cidadania”, complementa.

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral opera por meio da plataforma desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pelo sistema, é possível consultar processos públicos do TSE, dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos Cartórios Eleitorais.

Saiba como acessar

Para fazer uma consulta pública no PJe/TRE-AM, acesse o site do Tribunal. No lado direito da página, em “Consultas Jurídicas”, clique em “PJe”.
Na tela consta 1ª Instância (processos julgados nas Zonas Eleitorais de cada município) e de 2ª Instância (processos julgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais). Clique em “Consulta pública unificada de processos” e uma ficha será aberta, dando a opção de pesquisa por:

  • Número do processo (ex.: 0600000-00.2024.6.00.0000);
  • Nome da parte;
  • Nome do advogado;
  • CPF ou CNPJ (da parte ou do advogado);
  • Número da OAB

Logo abaixo, você verá uma lista com os processos encontrados. Clique sobre o número de um deles para ver os detalhes, como fase atual, movimentação, as partes processuais e o relator entre outras informações.

É importante saber que a consulta é pública e que não há necessidade de login. Além disso, partes e advogados (as) podem acessar mais detalhes (documentos sigilosos, peticionar etc.) com certificado digital e login no PJe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *