DestaqueManaus

Prefeitura de Manaus entrega USF Santos Dumont revitalizada e amplia atendimento para 25 mil moradores

A Prefeitura de Manaus entregou, nesta segunda-feira (22), a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, localizada no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital, após passar por uma ampla reforma. A unidade, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a atender cerca de 25 mil moradores da região com uma estrutura modernizada e serviços completos de Atenção Primária à Saúde.

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Renato Junior destacou os investimentos realizados pela gestão municipal na modernização da rede pública de saúde.

“Estou muito feliz neste dia, com mais essa entrega. Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, Renato Junior também anunciou a convocação de profissionais aprovados no cadastro reserva para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde, acompanhando o planejamento de ampliação dos serviços e a entrega de novas unidades.

“Estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, ressaltou que a nova estrutura fortalecerá a atenção básica nos bairros da Paz e Santos Dumont, ampliando o acesso aos serviços de saúde para aproximadamente 25 mil moradores.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo, garantindo que a população se sinta acolhida e bem atendida”, destacou.

A gestora da unidade, enfermeira Elenilda Maria, afirmou que a entrega representa a realização de um sonho para toda a equipe de saúde. Segundo ela, mesmo durante os dois anos de reforma, os atendimentos à população foram mantidos por meio de visitas domiciliares e ações comunitárias.

As equipes de saúde realizaram acompanhamento contínuo às famílias da região, incluindo moradores da comunidade indígena próxima à unidade.

Moradora da comunidade indígena, Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, destacou a importância da unidade para facilitar o acesso aos serviços de saúde.

“Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

O aposentado Jair Caleiro Santos, de 70 anos, também elogiou o atendimento prestado pelos profissionais da unidade.

“Eu costumo vir aqui para consultas e exames e sou sempre muito bem atendido. Só tenho a agradecer”, comentou.

Já o morador Luiz Carlos de Magalhães ressaltou a importância da revitalização para o desenvolvimento do bairro da Paz.

“Quem viu essa unidade surgir sabe o quanto essa entrega é importante. O bairro hoje é valorizado com duas unidades de saúde para atender a população”, afirmou.

Representando a comunidade, a estudante indígena Yara da Costa, de 11 anos, do povo Sateré-Mawé, emocionou os presentes ao entregar ao prefeito um artesanato tradicional indígena como símbolo de gratidão, proteção e respeito.

“É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, declarou.

Com a inauguração da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus alcança a marca de 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde em todas as zonas da capital amazonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *