DestaquesEsportes

Em dia de homenagem de Hamilton para Senna, Verstappen dá show e vence em Interlagos

O Grande Prêmio de São Paulo 2024 ficou marcado por uma corrida emocionante e cheia de incidentes sob chuva

Esporte – O Grande Prêmio de São Paulo 2024 ficou marcado por uma corrida emocionante e cheia de incidentes sob chuva intensa. Max Verstappen, da RBR, mostrou mais uma vez sua habilidade ao sair da 17ª posição no grid e conquistar a vitória, ultrapassando Esteban Ocon após um safety car para assumir a liderança. Pierre Gasly completou o pódio em terceiro, coroando um resultado notável para a equipe Alpine, que celebrou a dobradinha com Ocon em segundo lugar. Lando Norris, vice-líder do campeonato, terminou na sexta posição.

Homenagem de Lewis Hamilton

Depois da emocionante homenagem a Ayrton Senna na pista de Interlagos, Lewis Hamilton foi às redes sociais para agradecer pelo carinho da torcida brasileira. O heptacampeão disse que poder prestar tributo ao ídolo “significa tanto” e voltou a se derreter pelo Brasil:

– O meu fim de semana não tem sido dos melhores, mas o Brasil sempre será o lugar onde meus sonhos se realizam. Eu sou muito grato por esse país, pelo seu povo e seu amor. Eu ganhei o meu primeiro campeonato aqui, eu tive minha melhor corrida aqui; e agora poder estar aqui, sendo cidadão honorário, guiando o carro do meu herói, é quase demais para compreender. Parece um sonho. É uma honra enorme e um momento que será para sempre um marco na minha vida. Obrigado Senna, Obrigado Brasil – publicou Hamilton.

Classificação e impacto na disputa pelo título

Com a vitória em São Paulo, Verstappen somou 26 pontos (25 pela vitória e mais 1 pela volta mais rápida) e chegou a 393 pontos no campeonato. Norris, que obteve apenas oito pontos com a sexta colocação, atingiu 331. A diferença de 62 pontos permite que o holandês garanta o tetracampeonato no próximo GP em Las Vegas, precisando apenas chegar à frente ou manter a pontuação igual à de Norris. Se Verstappen ficar atrás do britânico, ainda poderá conquistar o título desde que a diferença de pontos entre ambos na corrida não ultrapasse dois.

Charles Leclerc, que terminou em quinto e chegou aos 307 pontos, está matematicamente fora da disputa pelo título, assim como Oscar Piastri. Mesmo que Leclerc empatasse em pontos com Verstappen, o holandês levaria vantagem pelo número de vitórias na temporada.

Momentos cruciais da corrida

A corrida começou com Lando Norris na pole, mas ele foi ultrapassado por George Russell logo na primeira curva. Verstappen, largando de 17º, rapidamente se colocou entre os seis primeiros. A disputa acirrada entre Russell e Norris marcou a primeira parte da prova, até que um safety car virtual, acionado por um incidente envolvendo Nico Hulkenberg, levou a maioria dos pilotos aos boxes. Ocon, Verstappen e Gasly optaram por permanecer na pista e assumiram as três primeiras posições.

Com a chuva se intensificando, Norris passou Russell e se posicionou como o melhor entre os que tinham feito pit stops. No entanto, a entrada do safety car e uma bandeira vermelha, causada pela batida de Franco Colapinto, beneficiaram o trio da frente.

Na relargada, Ocon liderava, mas um novo safety car, após o abandono de Carlos Sainz, abriu caminho para a manobra de Verstappen, que assumiu a liderança na volta 43 e não olhou mais para trás. Russell e Norris continuaram disputando posições, mas uma saída de pista de Norris o fez finalizar em sexto lugar.

Próxima etapa

A Fórmula 1 volta às pistas no dia 24 de novembro com o Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos, que será a 22ª corrida da temporada. O título pode ser decidido nessa etapa, e os fãs acompanharão todas as emoções em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *