Lula se recupera após sofrer traumatismo craniano; entenda
Presidente sofreu um corte na região da nuca
Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve permanecer no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (21), enquanto se recupera de um acidente doméstico ocorrido no último sábado (19). Lula sofreu uma queda no banheiro, o que resultou em um ferimento na cabeça. Após o acidente, o presidente realizou exames no hospital Sírio-Libanês, tanto na noite de sábado quanto na manhã de domingo (20).
Devido à recuperação, a viagem de Lula à Rússia, onde ele participaria da Cúpula do Brics, foi cancelada. Em vez de comparecer presencialmente, o presidente participará do evento por videoconferência. A delegação oficial do Brasil será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Na manhã desta segunda, Lula recebeu no Alvorada o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mas nenhuma declaração foi dada sobre a reunião. Até as 7h30, a agenda oficial do presidente não apresentava compromissos.
Segundo um dos médicos que acompanha a saúde do presidente, Lula passará o dia em repouso no Alvorada, sem necessidade de novos exames até o momento.
Lula sofreu corte na nuca
De acordo com o boletim médico divulgado no domingo, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, um corte na região da nuca.
Os médicos avaliaram que o caso não é grave. Porém, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração.
O presidente levou cinco pontos no ferimento e foi liberado após o curativo para retornar ao Palácio da Alvorada, sem precisar ficar internado.