DestaquesPolítica

Confira as sete cidades que elegeram prefeitos indígenas

Dados do TSE indicam 214 vereadores eleitos de várias etnias

Agência Brasil – Candidatos que se declararam de etnias indígenas foram eleitos prefeitos de sete municípios brasileiros no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6).

Na Região Norte, se elegeram Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuaua Benísio (Rede), também da etnia makuxí, em Uiramutã (RR). 

As cidades mineiras de São João das Missões e Manga também elegeram prefeitos indígenas, ambos da etnia xacriabá. Na primeira, Jair Xakriabá (Republicanos) foi eleito, enquanto na segunda a vitória foi de Anastácio Guedes (PT).

Em Marcação, na Paraíba, foi eleita a única prefeita indígena, a candidata Ninha (PSD), da etnia potiguar.

Já em Pesqueira, Pernambuco, venceu o Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru.

Além dos prefeitos, também houveram mais de 200 vereadores indígenas eleitos. Os dados do sistema do Tribunal Superior Eleitoral também mostram que 214 indígenas se elegeram vereadores no pleito, sendo 180 homens e 34 mulheres.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

8 de agosto de 2024 – Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, preparou programação especial: a exposição ‘Biatuwi’, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e ‘Wharo’: Celebração da Sabedoria Ancestral, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

A exposição ‘Biatuwi’ reúne fotografias de Pedro Marinho, bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP, com vasta experiência na área, na qual atua há mais de 30 anos. Na atual exposição, Pedro Maronho apresenta fotografias que fez na Casa de Comida Indígena Biatuwi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *