AmazonasDestaques

Fumaça em Manaus: Qualidade do ar na capital é considerada péssima

Apenas duas áreas urbanas possuem qualidade do ar moderada

Manaus (AM) – Nesta terça-feira (27), Manaus amanheceu mais uma vez coberta por uma fumaça que se espalha por toda a cidade. A qualidade do ar foi considerada muito ruim e até péssima em várias áreas da cidade, conforme informações do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A situação crítica, que piorou desde a tarde de segunda-feira (26), reduziu drasticamente a visibilidade e obrigou os motoristas a tomarem precauções adicionais, como usar faróis e reduzir a velocidade. O Selva relatou que oito regiões da cidade estão com condições de ar péssimas, enquanto outras sete estão em estado muito ruim. Apenas duas áreas urbanas possuem qualidade do ar moderada.

A chegada de uma frente fria ao Sul do Amazonas, onde há muitas queimadas, alterou a direção dos ventos, intensificando a quantidade de fumaça em Manaus. Apesar da gravidade da situação, os voos que partem e chegam à capital amazonense ainda não foram impactados.

Na área do Tarumã, onde fica o Aeroporto Eduardo Gomes, a qualidade do ar continua sendo classificada como péssima. Amélia Batista, especialista em Percepção Ambiental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), enfatiza a necessidade de um olhar mais crítico sobre a situação, que frequentemente é tratada como um problema natural e sazonal, desviando a responsabilidade das autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *