Argentina vence Colômbia na prorrogação e levanta taça da Copa América
Sem Messi na reta final, Lautaro Martínez brilha com gol decisivo
Mundo – A Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0, se consagrando bicampeã seguida da Copa América, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos EUA. A final foi difícil para ambos os lados, com um placar que permaneceu zerado a maior parte do tempo e o gol de Lautaro Martínez saindo na prorrogação.
Na última edição da Copa América, a Argentina também saiu vitoriosa e neste momento chega ao seu 16º título, se tornando a maior campeã da competição centenária. O Uruguai desce para a segunda colocação, com 15 títulos. Já o Brasil é o terceiro maior campeão, com nove conquistas.
Tendo feito uma campanha incrível com direito a gol de título, Lautaro Martínez foi coroado como o artilheiro do torneio, com cinco bolas na rede. O gol tão importante também o redime de vez com os torcedores do Albiceletes, já que o atacante argentino vinha sofrendo muitas críticas há anos, perdeu a titularidade durante a Copa do Mundo do Qatar e sai da Copa América com a volta por cima.
O maior craque da seleção argentina, Lionel Messi, teve de ser substituído aos prantos após uma lesão no tornozelo, mas conquista seu quarto título profissional com a Argentina. Além da Copa América em 2021, também venceu a Finalíssima, a Copa do Mundo em 2022 e o ouro olímpico em 2008.
Caindo para os argentinos, a Colômbia encerra sua surpreendente campanha invicta de 28 jogos. Os Cafeteros chegaram a ser melhores durante o primeiro tempo, mas sofreram um queda de rendimento na etapa final e viram Lautaro Martínez sair do banco para decidir na prorrogação. Saem como vice-campeões, com a melhor campanha da seleção desde o único titulo.
O jogo nos EUA também foi marcado por um atraso de 1h22min devido a uma confusão generalizada na entrada dos torcedores. Houve confronto com seguranças, correria e crianças passando mal. Algumas pessoas foram pisoteadas e ficaram feridas.