Festival de Parintins 2024: Saiba todos os detalhes do evento folclórico
A competição pelo título de campeão ocorre ao longo de três noites de apresentações
Amazonas – O Festival de Parintins alcança sua 57ª edição nesta sexta-feira (28), estendendo-se até domingo (30). O festival reúne duas agremiações folclóricas, o Boi Garantido (representado pelo boi branco com coração vermelho) e o Boi Caprichoso (com o boi preto e estrela azul na testa) que acontece na cidade de Parintins, interior do Amazonas. A competição pelo título de campeão ocorre ao longo de três noites de apresentações.
Recentemente, a participação de Isabelle Nogueira no BBB24 despertou interesse renovado pelo festival, onde ela atua como cunhã-poranga do Boi Garantido.
A ordem de apresentação dos bois foi definida por sorteio realizado no último sábado (22). O Caprichoso abre o festival na sexta e sábado (28 e 29), enquanto o Garantido encerra as noites. No domingo (30), é o Garantido que abre o último dia de espetáculos, seguido pelo Caprichoso, atual detentor do título.
Cada boi tem um tempo máximo de 2 horas e 30 minutos para suas apresentações a cada noite, com um intervalo de 45 minutos entre os espetáculos de cada bumbá. O festival começa às 21h (horário de Brasília) e vai até aproximadamente 2h30min da madrugada.
Os 10 jurados, que vêm de diversos estados e até de outros países, têm seus nomes mantidos em sigilo até o primeiro dia de apresentações. Eles são responsáveis por julgar 21 critérios que incluem toadas, alegorias e personagens de cada agremiação:
- Apresentador
- Levantador de Toadas
- Batucada/Marujada
- Ritual Indígena
- Porta-Estandarte
- Amo do Boi
- Sinhazinha da Fazenda
- Rainha do Folclore
- Cunhã-poranga
- Boi Bumbá Evolução (tripa do boi)
- Toada
- Pajé
- Povos Indígenas
- Taxauas
- Figura Típica Regional
- Alegorias
- Lenda Amazônica
- Vaqueirada
- Galera
- Coreografia
- Organização do Conjunto Folclórico