Notícias Corporativas

Jaguar Parade: mostra dedicada às onças-pintadas chega ao Rio de Janeiro em 2024

O dia 29 de novembro, Dia Internacional da Onça-pintada, foi a data escolhida para anunciar a primeira edição carioca da Jaguar Parade em 2024. A mostra, dedicada ao maior felino das Américas, que tem no Brasil sua maior população mundial, já abriu as inscrições para a seleção dos artistas participantes.

Cinquenta onças, pintadas por inúmeros artistas, serão exibidas no Rio de Janeiro a partir de junho de 2024.  Misturando arte e conscientização socioambiental, a Jaguar Parade reúne artistas e público em torno da conservação da onça-pintada e a preservação de seu habitat. 

O movimento artístico, que pretende visitar grandes cidades do mundo, finalmente chega ao Rio, após passar por São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e realizar sua primeira edição em Nova Iorque.

Com objetivo de arrecadar fundos através da venda das obras, a mostra espalhará pela cidade dezenas de esculturas customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de circulação de público, como a orla das praias, o Pão de Açúcar, o Museu do Amanhã, o centro da cidade, estações de Metrô, praças e parques.

Durante o evento, o público poderá interagir com os artistas e acompanhar gratuitamente sessões de “live painting”, o processo criativo nos ateliês instalados em shoppings e pontos espalhados pela cidade. 

Depois da exibição pública, as obras serão disponibilizadas para venda, através de leilões virtuais e presenciais, que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: Onçafari, SOS Pantanal e Ampara Silvestre, que se dedicam a conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo.

As edições da Jaguar Parade já contaram com a participação de 176 artistas que customizaram 185 obras, e desde sua criação, foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00 com a venda das obras, contribuindo com as ONGs reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, John Deere e BQR, a Jaguar Parade conta com o apoio do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, e é uma realização da Artery – Marketing Cultural e Socioambiental, empresa referência na criação e promoção de projetos de arte ligados a causas socioambientais, liderada por Giovane Pasa e Carol Barreto.

“O principal propósito é conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil”, explica Giovane Pasa.

“A Jaguar Parade Rio 2024 não vai apenas encantar os olhos, mas também tocará os corações. É uma das cidades mais vibrantes do país, tem artistas talentosos e inspirados por uma rica natureza. Certamente teremos um conjunto de obras, que traduzirá a vivacidade carioca, enquanto conscientizamos sobre a necessidade de proteger a biodiversidade”, comenta Carolina Barreto, sócia da Artery. 

A onça-pintada é o maior felino das Américas e, originalmente, habitava desde os Estados Unidos até a Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu dos pampas e na maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.

Pelo fato de estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, a caça ilegal e a poluição são as principais causas da severa diminuição de sua população.

Jaguar Parade – arte com propósito

A Jaguar Parade é um movimento artístico com o propósito de arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat, através de uma exposição com dezenas de esculturas de onças customizadas por artistas, exibidas em espaços de grande movimentação. Ao final do período de exposição, as esculturas são leiloadas e 100% da receita líquida será doada para projetos de conservação da onça-pintada.

A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, com aproximadamente 10 milhões de pessoas tendo visto as obras em suas ruas e parques. Após o hiato da pandemia, em 2021 as onças ressurgiram em uma grande exposição em Belo Horizonte, com mais de 60 obras expostas na capital mineira. Em 2022, foi a vez da edição em Nova Iorque, com 40 esculturas exibidas em locais como Times Square, Central Park, World Trade Center e a Assembleia Geral das Nações Unidas. A última edição foi em Florianópolis, em 2003.

Inscrições de artistas para participarem poderão ser feitas através do site  https://jaguarhttps://jaguarparade.com/rio2024/chamada-aos-artistas/parade.com

Além dos artistas, as marcas apoiadoras também participam patrocinando as obras. Empresas interessadas em viabilizar uma ou mais esculturas patrocinadas, devem entrar em contato pelo e-mail contato@artery.global ou pelo telefone (48)98408-4242.

Informações adicionais:

https://jaguarparade.com/

%d blogueiros gostam disto: