Saúde

Usuários das unidades de saúde da prefeitura já contam com acesso on-line a resultados de exames de imagem

Como forma de assegurar a comodidade dos usuários, a Prefeitura de Manaus está disponibilizando o acesso on-line a resultados de exames de imagem realizados nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O serviço digital está disponível no site da secretaria, que há seis anos oferta acesso, via internet, também a resultados de análises clínicas feitas pelos laboratórios distritais da rede municipal de saúde.

A gerente de Apoio Diagnóstico da Semsa, Ana Paula Neves, informa que o acesso on-line está disponível para mamografias e exames de raio-X, sendo os resultados viabilizados na plataforma digital no prazo médio de 24 horas a 48 horas. “O usuário agora tem a opção de receber o resultado por meio do site da Semsa, na forma digital, ou na unidade onde realizou seu exame, já impresso, tendo assim maior facilidade e comodidade no acesso ao material”, explicou.

Ana Paula ressalva que, no caso das mamografias, as usuárias devem optar por receber a imagem impressa em filme, logo após o exame, e posteriormente baixar o laudo e a imagem na forma digital, ou receber todo o material impresso na unidade básica de referência. Esse procedimento é requerido, porque não é aceita a entrega de exames de mamografia impressos em papel, devido à baixa resolução e contraste da imagem, conforme normativa vigente do Ministério da Saúde (MS).

Para obter os laudos e imagens dos exames realizados nas unidades da Semsa, por meio da internet, o usuário deve acessar o site semsa.manaus.am.gov.br e clicar a aba “Resultado de Exames”. Na tela seguinte, basta inserir o login e a senha que constam no recibo entregue no momento do procedimento para visualizar e baixar os conteúdos digitais.

Modernização

Dentre os procedimentos gráficos e de imagem realizados pela Semsa, via Sistema de Regulação (Sisreg), os exames de raio-X diversos são ofertados em oito unidades da secretaria, e as mamografias, em seis unidades.

“Esse serviço já existia e foi ampliado, sendo hoje inteiramente on-line, digitalizado, com tempo médio de 24 a 48 horas para a entrega do resultado”, aponta Ana Paula, destacando que os seis equipamentos de mamografia atualmente utilizados na Semsa são todos novos, com pouco mais de três meses de instalação, sendo mantidos pela secretaria em regime de comodato. Além desses, a secretaria opera com mais três mamógrafos nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher.

A Semsa oferta ainda, via regulação, eletrocardiogramas (ECG) e exames diversos de ultrassonografia, sendo que os usuários têm acesso aos resultados no momento do procedimento. Conforme Ana Paula, os ECGs são hoje realizados em 17 unidades de saúde e as ultrassonografias em 12 unidades, com previsão de expansão para outras sete.

A pasta municipal oferta ainda análises clínicas de sangue, fezes e urina, com 97 pontos de coleta distribuídos na rede básica de saúde. O material coletado é analisado nos quatro laboratórios distritais da Semsa, situados nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul da cidade. Os resultados também podem ser obtidos on-line, por meio do semsa.manaus.am.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: