Saúde

O que é erisipela? Qual é a causa e os sintomas?

A erisipela é uma infecção bacteriana que afeta a pele, a camada de gordura e os vasos linfáticos. Essa condição é mais comum nas pernas dos idosos, frequentemente devido à má circulação. Mas podem afetar pessoas de qualquer idade e outras partes do corpo.

Além da idade, outros fatores aumentam o risco de desenvolver erisipela, como obesidade, diabetes, problemas circulatórios e condições que comprometem o sistema imunológico.

Causa 

A erisipela é causada por uma bactéria chamada Estreptococo é o principal agente causador dessa doença, mas várias outras bactérias também podem causar a doença. A maioria dessas bactérias fazem parte da flora bacteriana da pele, ou seja, elas habitam a superfície da nossa pele sem causar nenhum problema. Quando existe uma porta de entrada como um arranhão, frieira, picadas ou machucados, essa bactéria penetra e se espalha, causando a erisipela.

Sintomas

Muitas vezes começa com sintomas não específicos, como um mal estar, febre e calafrios. Em seguida observa-se na pele uma área vermelha, brilhante, quente, inchada e dolorida. Em alguns casos, podem surgir bolhas e mais raramente áreas de tecido morto (necrose).

É crucial que a erisipela seja tratada de maneira adequada, pois se não for, a infecção pode se espalhar, resultando em uma infecção generalizada que apresenta risco de vida. Portanto, ao suspeitar dessa infecção, é fundamental buscar assistência médica imediatamente.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é clínico, com base nos sintomas e sinais do paciente e raramente são necessários outros exames.

O tratamento é feito com antibióticos, repouso e elevação do membro acometido para facilitar a circulação sanguínea e linfática. Além disso, é importante tratar a ferida ou a condição que funcionou como a porta de entrada.

Se notar sintomas suspeitos de erisipela, não deixe de procurar um médico.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Continue Lendo

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: