CulturaDestaques

Barcelos se prepara para o maior e melhor Festival do Peixe Ornamental dos últimos anos.

Em 2025 a cidade de Barcelos (Am) deverá assistir o maior e melhor Festival do Peixe Ornamental (Fespob) dos últimos anos. Na sua 29ª edição, o Fespob deverá atrair cerca de 10 mil pessoas que assistirão, no “Piabódromo, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, o grandioso espetáculo apresentado pelas agremiações Acará Disco e Cardinal. A Festa do Povo de Mariuá foi o tema escolhido para o evento desse ano onde os peixes desfilam alegorias com temáticas de preservação e defesa do meio ambiente e os brincantes dançam um bailado original característico da festa com muita música.

Barcelos foi a primeira capital da Província do Amazonas e sua história remonta desde 1728 com o nome de Missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá sendo fundada pelos padres Carmelitas. A cidade está localizada no lado direito do rio Negro e fica distante da capital Manaus cerca de 450 km em via aérea e 600 km por via fluvial. Durante muitas décadas a economia local era baseada no extrativismo e também pela pesca de peixes ornamentais, sendo essa última atividade a que mais concentrava renda para a população. Hoje o município concentra maior atividade no turismo através da pesca esportiva do tucunaré-açu.

O atual prefeito, o engenheiro Radinho Alves, (UB/Am), aposta suas fichas no potencial turístico da região do alto rio Negro onde Barcelos se destaca por suas praias paradisíacas, cachoeiras, montanhas, lagos, rios, cavernas, o maior arquipélago fluvial do Brasil e uma cultura riquíssima formada por várias etnias indígenas.

FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL

O Fespob é a maior festa da região do rio Negro e foi criada em 1994 para homenagear a cultura local e a vida dos pescadores conhecidos por “piabeiros”. A festa atrai milhares de visitantes e além do espetáculo das agremiações Acará-disco e Cardinal, em 2025 estão programados diversos eventos paralelos como campeonato de pesca esportiva e apresentações de shows musicais com bandas locais e atrações nacionais como o grupo Pixote, João Gomes e a cantora roraimense Marília Tavares.

VEJA VÍDEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *