DestaquesMundo

Bashar al-Assad abandona a Síria após 24 anos no poder

A saída ocorre em meio à ocupação de Damasco e de outras áreas estratégicas por grupos rebeldes

Mundo – Neste domingo (8), a Rússia confirmou que Bashar al-Assad, líder da Síria há 24 anos, deixou o país e ordenou uma “transição pacífica de poder”. A saída ocorre em meio à ocupação de Damasco e de outras áreas estratégicas por grupos rebeldes, que avançaram sem encontrar resistência significativa das forças governamentais.

Segundo a agência Reuters, um avião da Syrian Air decolou de Damasco no momento da invasão. Inicialmente, a aeronave rumou à região costeira da Síria, considerada um reduto da seita alauita de Assad. No entanto, após uma curva brusca, o avião seguiu em direção oposta e desapareceu dos radares, indicando que o transponder pode ter sido desligado ou que a aeronave foi abatida. Não há confirmação sobre quem estava a bordo.

Em Damasco, milhares de pessoas tomaram as ruas em celebração, gritando “Liberdade” e acenando bandeiras. Em pronunciamento na TV local, os rebeldes declararam o fim do regime de Assad e anunciaram a libertação de presos políticos.

O líder rebelde Ahmed al-Sharaa pediu cautela aos seguidores, proibindo ataques a prédios públicos, que permanecerão sob supervisão do ex-primeiro-ministro Mohammad Ghazi al-Jalali até uma transição oficial. Jalali, por sua vez, afirmou estar disposto a apoiar a continuidade do governo mesmo após a saída de Assad.

A oposição síria, representada por Hadi al-Bahra, anunciou que dialogará com a ONU e países árabes e europeus para planejar o futuro político do país.

A situação permanece tensa, e o destino de Bashar al-Assad ainda é incerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *