VÍDEO: Embaixada da Argentina é cercada por forças venezuelanas
Episódio ocorre após Maduro expulsar diplomatas argentinos do país
Mundo – Na noite desta sexta-feira (6), a embaixada diplomática da Argentina em Caracas, na Venezuela, foi cercada por forças venezuelanas, em um movimento de revogação da custódia brasileira sobre a sede. A embaixada brasileira assumiu a custódia da sede diplomática no início de agosto, após Nicolás Maduro expulsar diplomatas argentinos do país.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o governo venezuelano não notificou o órgão acerca do movimento.
Um vídeo, registrado pelo coordenador internacional da líder da oposição María Corina Machado, Pedro Urrucchurtu Noselli, mostra os momentos de tensão no local. Segundo ele, patrulhas e funcionários encapuzados e armados do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), principal agência de inteligência na Venezuela, e da Direção de Ações Estratégicas e Táticas (Daet), cercaram toda a sede diplomática.
VEJA
“São nove e trinta e cinco minutos da noite, você vê o grande grupo de agentes de segurança que atualmente cerca a sede da Embaixada da Argentina em Caracas, que está sob custódia do governo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”, diz Urruchurtu Noselli no vídeo.
Testemunhas também denunciam corte do serviço elétrico da Embaixada da Argentina, o que representa um forte ataque contra os meios de comunicação dos alvos.
Caracas rompeu as relações diplomáticas com a Argentina, assim como com outros seis outros países da América Latina, “em rejeição às ações e declarações intervencionistas” desses governos após a autoridade eleitoral venezuelana confirmar a reeleição de Nicolás Maduro.