Festival do Beiradão apresenta programação gratuita com shows, roda de conversa, documentários e workshops
As atividades acontecem entre os dias 18 e 22 de agosto, com encerramento no Largo de São Sebastião
Shows, roda de conversa, exibição de documentários e workshops compõem a programação gratuita do primeiro Festival do Beiradão do Amazonas, que acontece entre os dias 18 e 22 de agosto, com encerramento no Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus, com Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim nos intervalos entre as atrações.
O evento tem a proposta de valorizar e fortalecer o beiradão como uma das principais manifestações culturais do estado, além de promover a preservação e a renovação através do intercâmbio entre gerações de artistas e do envolvimento da comunidade. São cinco dias de atividades com foco na cultura, economia criativa e ações formativas.
“O Festival do Beiradão, além de trazer entretenimento, alegria, essa festa do interior para a capital, a cultura dos beiradeiros, também vai gerar política pública. Nós vamos fazer um workshop na Universidade do Estado do Amazonas, para tratar sobre a educação patrimonial e a patrimonialização do beiradão no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, juntamente com a superintendente Beatriz Calheiro, e outros pesquisadores e estudiosos do beiradão, na parte da ciência”, afirma o produtor Paulo Moura, um dos organizadores do evento.
Paulo Moura pontua que, durante a programação, vai ser apresentada uma minuta elaborada com colaboração de Rafael Ângelo, vocalista e guitarrista da banda Alaídengão, e o músico Hadail Mesquita, além de beiradeiros que foram ouvidos durante o processo de pesquisa.
“Vamos formar grupos de trabalho para tratar da patrimonialização, da construção coletiva, com a sociedade civil organizada, com a universidade, com o Iphan, iniciando o processo do rito de patrimonialização”, completa o organizador.
A primeira edição do Festival do Beiradão do Amazonas tem patrocínio do Manat Lodge e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Programação
Nos dias 18 e 19 de agosto, acontecem oficinas e palestras, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14, com nomes como o músico e pesquisador Eliberto Barroncas, o músico e pesquisador Rafael Ângelo, a superintendente do Iphan Beatriz Calheiro, o produtor Paulo Moura e o músico Hadail Mesquita.
No dia 19 de agosto, às 11h, tem sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em alusão aos avanços do Beiradão como política pública cultural do estado do Amazonas, com a presença de Isabelle Nogueira, a madrinha do Festival do Beiradão. A iniciativa é do deputado estadual Sinésio Campos.
No dia 22 de agosto, das 17h às 22h, o Largo de São Sebastião recebe o público para o encerramento do Festival do Beiradão do Amazonas, com shows, barracas de comidas típicas e artesanato.
Lançamento
Nesta quinta-feira (14/08), a partir das 19h30, acontece o lançamento do Festival do Beiradão do Amazonas, no Jápeto Bar e Restaurante, localizado na rua Ferreira Pena, 50, no Centro. O couvert artístico é de R$ 10, por pessoa.
A festa conta com participações de Kaysa Marques, Sandrinha Pingo, Banda Beiradão dos Printes, Adrianinho Star, Xandy Pegada, Nayan Ferraz, Jair Alves, Lico Magalhães e Os Tucumanus.
Patrimônio cultural imaterial
O beiradão, expressão autêntica da vida ribeirinha, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial amazonense desde 2023, através da Lei estadual nº 6.448, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Dia Estadual do Beiradão é celebrado em 3 de outubro no Amazonas, conforme instituído pela Lei Estadual nº 6.797, de 22 de março de 2024.