Rumo à COP30: oficina gratuita aborda uso estratégico de redes sociais na defesa da Amazônia
Ativistas, comunicadores e interessados em política e meio ambiente participarão da oficina “Midiativismo na Amazônia – uso estratégico das redes para campanhas sociais rumo à COP30”. O encontro será realizado no dia 26 de julho, sábado, das 9h às 12h (horário de Brasília), em formato remoto. As inscrições são gratuitas e feitas pelo link: https://rede.florestaativista.org/oportunidade/378/.
A oficina é uma ação formativa do projeto “Coalizão Floresta Ativista Amazônia – Comunicação e Ativismo pela Justiça Climática”, que busca fortalecer a comunicação comunitária como ferramenta de resistência e incidência política nos territórios da Amazônia Legal.
Durante a atividade, os participantes terão acesso a conteúdos sobre uso estratégico das redes sociais, narrativa climática, mobilização digital, criação de campanhas de impacto e produção de materiais que denunciem injustiças ambientais, destaquem soluções locais e deem voz aos povos da floresta.
“Cada momento importa na jornada rumo à COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas). Estamos formando jovens e adultos comprometidos com a justiça climática e a defesa dos territórios tradicionais da Amazônia”, pontua Clayton Nobre, um dos organizadores do evento e cofundador do Mídia NINJA.
As inscrições gratuitas seguem até quinta-feira, dia 24, às 23h59 (horário de Brasília). São oferecidas 20 vagas, com prioridade para jovens e adultos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres e pessoas LGBTQIA+ de diferentes regiões da Amazônia.
O projeto “Coalizão Floresta Ativista Amazônia” é formado por organizações como Casa NINJA Amazônia, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), com apoio do Fundo Casa.
—