Pioneiro em Video Mapping no Festival de Parintins, Caprichoso prepara novas surpresas para o espetáculo “É Tempo de Retomada”
Sempre aliando tradição, arte, tecnologia e inovação, o Boi Caprichoso tem novas surpresas para apresentar o espetáculo “É Tempo de Retomada”. O bumbá foi o primeiro a usar a tecnologia do Video Mapping no Festival de Parintins, em 2017, com a projeções de lindas imagens na arena do Bumbódromo, utilizando-se do sistema de luzes, cores e efeitos.
O video mapping é uma inovação pioneira implementada pelo Caprichoso. Essa técnica foi integrada às apresentações como uma extensão visual do espetáculo na arena. As imagens são projetadas na arena (chão) e nas alegorias, dando maior beleza e informação ao espetáculo.
“A proposta é potencializar a narrativa, criando transições mágicas, ambientações surreais e efeitos visuais que interagem com o espetáculo ao vivo. É como dar uma nova camada de expressão ao espetáculo, utilizando a tecnologia como suporte da tradição”, explica o artista visual, Ronan Marinho.
O Caprichoso fez o mapeamento de cerca de 1.500 metros quadrados de área projetável do bumbódromo. As projeções são todas mapeadas em modelos 3D da superfície da arena, o que exige um trabalho técnico e artístico de alta precisão.
“O Caprichoso é pioneiro no uso de tecnologia para auxiliar na apresentação do espetáculo. Exaltamos sempre nossa cultura, nossa arte com uso de técnicas e inovação. É uma maneira inteligente de manter e exaltar nossa tradição com o auxílio desses mecanismos que a tecnologia nos permite”, comenta o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.