Mercado de estética cresce no Brasil e movimenta setor no Amazonas
Setor de beleza reflete avanço econômico e estimula inovação nos serviços estéticos em Manaus, com destaque para procedimentos minimamente invasivos
O Amazonas deve se beneficiar do crescimento do mercado da estética brasileira. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o país já realiza mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos por ano. Além disso, um relatório da Mordor Intelligence calculou que o setor de estética nacional deve alcançar um faturamento de US$ 41,6 bilhões até 2028.
Na avaliação da economista e conselheira do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Denise Kassama, essa alta demanda pode ser reflexo da melhora financeira, além da busca pelos cuidados de saúde mental e físico após o crescimento econômico.
“Diversos fatores ajudam a entender esse crescimento, e um dos principais é a melhoria da economia. Ao cruzar esses dados com outros indicadores econômicos, percebemos que, desde o último trimestre de 2024, o desemprego tem caído e o PIB, assim como outros índices, apresenta melhorias. Isso sugere que o crescimento do mercado de beleza pode estar refletindo um cenário econômico mais favorável”, enfatiza Kassama.
Segundo a especialista, o aumento da oferta no mercado também impacta os valores dos produtos e o acesso de mais pessoas. “O crescimento do setor reflete a melhora da economia e das condições financeiras dos brasileiros. Além disso, o aumento da oferta no mercado cria uma pressão para a redução dos preços, tornando os produtos e serviços estéticos mais acessíveis. Com isso, mais consumidores, que antes não tinham acesso a esses procedimentos, passaram a consumir, impulsionando ainda mais a expansão do setor.”
Dentro da estética, alguns segmentos apresentam crescimento mais acelerado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Estética, procedimentos minimamente invasivos, como o botox, impulsionam o mercado, com cerca de 400 mil aplicações anuais no Brasil.
Iniciativa
Para atender a crescente demanda, os profissionais da área têm buscado alternativas para oferecer tratamentos acessíveis e seguros. Um exemplo é a DN Concept Clinic, referência em odontologia e estética em Manaus, que conta com o “Clube do Botox” — uma iniciativa que disponibiliza planos exclusivos para procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento facial, garantindo tratamentos personalizados ao longo do ano, com resultados naturais e duradouros.
O clube oferece planos acessíveis e contínuos, permitindo que os clientes mantenham os efeitos dos procedimentos sem interrupções, promovendo um rejuvenescimento gradual e elegante. Além dos tratamentos, os assinantes contam com descontos especiais e acesso a um grupo exclusivo, onde podem compartilhar dicas e conteúdos sobre cuidados com a pele.
Segundo o especialista em harmonização orofacial e implantodontia, Darius Nakai, o Clube do Botox surgiu para atender à necessidade de oferecer cuidados contínuos com a pele, garantindo resultados duradouros e acessíveis.
“Muitos pacientes relatavam que adiavam seus procedimentos devido a imprevistos financeiros ou compromissos pessoais, acabando por perder o efeito desejado do botox. Com um sistema de assinatura mensal, o paciente paga uma parcela acessível e realiza as aplicações de toxina botulínica a cada quatro meses, garantindo um efeito prolongado e um acompanhamento contínuo”, explica Nakai.
“Os pacientes podem escolher planos com benefícios adicionais, como limpeza de pele, microagulhamento e revitalização facial. Dessa forma, conseguimos atender tanto aqueles que buscam um tratamento acessível, quanto aqueles que desejam um protocolo completo de rejuvenescimento”, acrescenta.
Expansão da clínica
Com o crescimento do mercado, a DN Concept Clinic já está planejando expandir o espaço, ampliando a oferta de procedimentos faciais e outros serviços estéticos, tanto faciais quanto corporais. “Embora já tenhamos um leque abrangente de tratamentos faciais, estamos constantemente nos atualizando, acompanhando novas tendências e estudando novas técnicas”, afirma Darius Nakai, proprietário da clínica.
Darius Nakai tem 18 anos de experiência na odontologia e mais de 10 anos na harmonização facial. Como terceira geração na área, destacou-se na implantodontia e expandiu sua atuação com procedimentos estéticos após a regulamentação pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2019, incorporando tecnologias avançadas.