AmazonasDestaques

Revoltante: Cavalos morrem intoxicados no Haras Nilton Lins

Ao todo, três cavalos tiveram o óbito confirmado, diz nota

Manaus (AM) – Na madrugada deste sábado (4), três cavalos morreram no Haras Nilton Lins, localizado nas dependências da Faculdade Nilton Lins, em uma situação grave de contaminação que está gerando revolta. Os animais podem ter sido vítimas de botulismo, uma toxina letal que pode ser transmitida por alimentos ou água contaminados.

Propriedade das médicas e irmãs gêmeas Gabrielle Kirk Maddy Lins e Isabelle Kirk Maddy Lins, filhas do empresário Nilton da Costa Lins Junior, o haras teve de ser parcialmente isolado, conforme uma nota divulgada. “A área identificada como potencial fonte de contaminação foi imediatamente isolada para evitar qualquer propagação”.

Ainda conforme informado em nota, outras medidas também foram tomadas após o conhecimento da contamimação dos cavalos. Todos os animais estão sob monitoramento veterinário, enquanto uma equipe realiza o processo de desinfecção na área atingida.

(Fotos: Divulgação)

“Foi feita a substituição imediata de ração fornecida aos animais, como medida preventiva adicional”, continua o texto. Até o momento, não há informações acerca das causas da contaminação por toxina no haras.

Causada pela bactéria Clostridium botulinum, o botulismo é uma doença neurológica que, em cavalos, é geralmente associada à ingestão de forragens ou alimentos contaminados, como capim, feno ou água. A toxina afeta o sistema nervoso e pode levar à morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *