Candidata à vereadora admite crime eleitoral: “Comprei mil votos e só tive 27 nas urnas”
Geni critica os eleitores e pede que devolvam o dinheiro
Brasil – Áudios atribuídos à candidata à vereadora Geni do Carvão (PSD), de Oliveira dos Brejinhos, no interior da Bahia, viralizaram nas redes sociais devido a uma reclamação inusitada. Ela alega ter comprado mil votos nas eleições de 2024, mas obteve apenas 27 nas urnas.
Em um dos áudios de WhatsApp, Geni critica os eleitores e pede que devolvam o dinheiro que ela teria usado para comprar votos:
“Gente, usa de bom senso, dói na consciência de vocês. Vocês pegaram o meu dinheiro e não votaram em mim. Devolva o meu dinheiro, por favor, vou passar meu Pix aqui. Quem tiver Deus no coração que devolva meu dinheiro.”
Ela também relatou as ajudas financeiras que teria dado durante a campanha:
“Era óculos, era dentadura, era cesta básica, ajudei de todas as formas para acontecer o que aconteceu. O culpado é quem pegou meu dinheiro e não votou.”
Em outro trecho dos áudios, a candidata demonstra revolta com o resultado da eleição e chega a criticar os moradores de Oliveira dos Brejinhos:
“Pensa num lugar desgraçado, de gente bandida, ladrão, chama-se Oliveira dos Brejinhos e regiões circunvizinhas. (…) Eu gastei cento e poucos mil, comprei 1.090 votos. Falei, sempre tem um ladrão, bandido, falso, safado, pode me roubar, mas eu calculei que tinha uns 900 votos. Você acredita que só tive 27 votos?”
A suposta candidata também atribui situações adversas a castigos divinos:
“Uma bandida que pegou meu dinheiro já pegou fogo na casa dela ontem. Ela ligando pedindo ajuda, eu falei, ‘vai para o inferno desgraçada, cê nem para ter morrido dentro dela, bandida’. Graças a Deus, Deus já tá castigando. Quem mexer comigo, minha filha, mexeu com Jesus. Porque eu sou 100% Jesus.”
Apesar das declarações polêmicas, Geni do Carvão teve apenas 27 votos nas eleições. Em sua prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela declarou ter recebido R$ 10 mil do fundo eleitoral do PSD. Segundo os registros, metade do dinheiro foi usada para alugar um veículo e a outra metade para pagar uma cabo eleitoral.
A compra de votos é crime eleitoral, conforme previsto no art. 299 do Código Eleitoral, e pode resultar em prisão de até quatro anos e pagamento de multa. As declarações de Geni do Carvão, se comprovadas, podem levar a investigações sobre a legalidade de sua campanha.
Em Oliveira dos Brejinhos, os 11 vereadores eleitos tiveram votações que variaram entre 481 e 965 votos. A polêmica envolvendo a candidata continua repercutindo nas redes sociais.