DestaquesSaúde

Ministra da Saúde participa do 28º Congresso da Associação Brasileira de Planos de Saúde

Evento aborda inovações tecnológicas e as principais tendências do setor de saúde suplementar

Aministra da Saúde, Nísia Trindade, abriu o 28º Congresso da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), realizado nesta terça-feira (21), em São Paulo. “Com o tema Protagonismo da Saúde: Integração Público-Privada”, o evento aborda inovações tecnológicas e as principais tendências do setor de saúde suplementar.

“Integração e cooperação são essenciais na saúde.” Assim resumiu a ministra em seu discurso de abertura, enfatizando a necessidade de parcerias entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para garantir o melhor serviço à população, precisamos de uma visão abrangente. Por isso, estamos investindo em parcerias público-privadas para superar barreiras tecnológicas e produtivas do SUS”, acrescentou Nísia, mencionando ações como a ampliação do Programa Farmácia Popular e do programa Mais Acesso a Especialistas.

Sobre a judicialização na saúde, a ministra destacou a importância de um equilíbrio responsável: “É necessário conciliar o direito à saúde e o direito das pessoas de buscar a justiça, sem deixar de lado nosso dever de responsabilidade”.

O Congresso

O tema desta edição do evento orienta os debates sobre inovação, tecnologia e tendências do setor suplementar. O congresso busca promover o equilíbrio entre os agentes que compõem o ecossistema de saúde, reforçando a complementaridade entre os setores público e privado.

Durante dois dias de programação, especialistas nacionais e internacionais, empresários e representantes dos Três Poderes se reúnem para abordar temas como o crescimento  da judicialização e seu impacto no setor privado, uso de inteligência artificial e novas tecnologias em saúde, sustentabilidade do sistema de saúde e gestão eficiente de recursos, iInteroperabilidade e integração entre os setores público e privado.

Com nove painéis, mais de 30 palestrantes e 12 horas de conteúdo especializado, o evento também reúne 300 empresas e startups de inovação.

Abramge

A Abramge representa atualmente 140 operadoras, que atendem mais de 17 milhões de beneficiários, correspondendo a 35% do mercado de saúde suplementar. A entidade tem como principal objetivo ampliar o acesso à saúde de qualidade, promovendo maior integração entre os setores público e privado.

Outras agendas da ministra

Além do congresso da Abramge, Nísia Trindade participou da abertura do III Congresso Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus). O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu magistrados e representantes dos setores de saúde pública e suplementar, com o objetivo de discutir a judicialização e buscar soluções para seus desafios.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso, destacou a relevância do SUS como “o maior programa de inclusão social do mundo”, ressaltando sua importância no combate à pandemia de covid-19.

Barroso também mencionou a parceria do CNJ com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o NAT-Jus (Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário), que reúne pareceres técnicos para auxiliar magistrados em decisões relacionadas à saúde.

A ministra reforçou a relevância de iniciativas como o NAT-Jus, criado em 2016, e destacou a importância de fóruns como o Fonajus: “Esse congresso é um convite à ação. Temos um caminho promissor e já avançamos na cooperação técnica”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *